Usando a tecnologia para envolver a geração Z

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Usando a tecnologia para envolver a geração Z
Usando a tecnologia para envolver a geração Z

Usando a tecnologia para envolver a geração Z: A Geração Z, o grupo mais jovem atualmente no mercado de trabalho, é conhecido por ser uma geração extremamente conhecedora de tecnologia. Diferem também dos seus colegas mais velhos noutros aspectos notáveis, exigindo abordagens diferentes – até mesmo canais diferentes – para os envolver eficazmente.

“Sistemas legados desatualizados e uma experiência de usuário ruim podem ser obstáculos significativos para os funcionários da Geração Z, que estão acostumados com as interfaces suaves e intuitivas das mídias sociais e outras plataformas digitais”, disse Sara Mackessy, vice-presidente executiva de soluções de talentos da Atrium, uma força de trabalho e empresa de soluções de talentos na cidade de Nova York.

“Qualquer processo complexo e com várias etapas corre o risco de ser abandonado pela Geração Z. Manter as ferramentas e sistemas do local de trabalho atualizados e fáceis de usar pode aumentar muito o envolvimento e a produtividade entre os funcionários da Geração Z.”

As empresas de tecnologia parecem perfeitamente preparadas para criar ambientes que atendam aos nativos digitais. AvidXchange é um exemplo.

Usando a tecnologia para envolver a geração Z

O caso em questão
Uma empresa de software de automação de contas a pagar com sede em Charlotte, Carolina do Norte, a AvidXchange “não está apenas empregando tecnologia, estamos adotando-a para criar um local de trabalho que não seja apenas produtivo, mas também profundamente conectado e inerentemente inovador”, disse Todd Cunningham, CHRO da AvidXchange.

Essa inovação é aplicada não apenas às soluções de tecnologia financeira que a empresa oferece aos clientes, mas também à forma como a empresa envolve e inspira os seus funcionários, disse Cunningham.

“Os profissionais da Geração Z exigem um ambiente de trabalho que espelhe o conhecimento tecnológico de suas vidas pessoais”, disse ele. E é isso que o AvidXchange oferece.

“Desde a oferta de horários de trabalho híbridos que promovem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal até a integração de telas sensíveis ao toque de última geração habilitadas para [Microsoft] Teams em nossas salas de conferência, estamos redefinindo o que significa estar conectado”, disse Cunningham. “Nosso objetivo é usar a tecnologia para tornar o trabalho mais humano.

Veja a cafeteria gourmet e a lanchonete do lobby privativo, por exemplo, onde os colegas de equipe podem fazer pedidos com um toque no telefone, combinando conveniência com um toque de luxo. Também acabamos de lançar um chatbot interno chamado Ava – assistente virtual da AvidXchange – capaz de responder perguntas de suporte técnico, implantar licenças de software e preencher tickets de suporte de TI.”

Mas não se trata apenas de integrar a tecnologia no local de trabalho, disse Cunningham. Trata-se de aproveitar estrategicamente a tecnologia para “promover um senso de comunidade e conexão”.

Por exemplo, no AvidXchange, jogos como “O Maior Pac-Man do Mundo” conectam companheiros de equipe “que eram adultos quando o jogo foi lançado com nossos companheiros mais jovens que o consideram ‘tão retrô que é legal’”, ele compartilhou.

No entanto, esses tipos de conexões não ocorrem apenas organicamente. Premeditação e propósito são necessários para envolver os membros desta nova geração e, ao mesmo tempo, incorporá-los com sucesso em um local de trabalho multigeracional.

Explorando interesses e preferências exclusivos
É importante compreender completamente as necessidades e preferências dos membros da sua equipe da Geração Z, disse Stephanie Licata, estrategista sênior de aprendizagem da Cloverleaf, uma tecnologia de coaching automatizado para organizações com sede em Cincinnati. Por exemplo, ao avaliar as necessidades de aprendizagem da Geração Z, ela disse: “Uma das primeiras ações que os líderes de talento podem tomar é realizar uma auditoria de aprendizagem para identificar áreas de melhoria e oportunidades para a introdução de novas ferramentas”.

Faça perguntas como:

O que precisa ser atualizado?
Que nova tecnologia podemos explorar?
O que outras organizações do nosso setor estão fazendo para se manter à frente dessa curva?

Oportunidades contínuas de contribuição são importantes, disse Fredrick A. Scott, vice-presidente de estratégia e inclusão de talentos e recrutamento em início de carreira na ServiceNow, uma empresa de fluxo de trabalho digital com sede em Santa Clara, Califórnia.

“O feedback é essencial para avaliar e adaptar continuamente as iniciativas baseadas em tecnologia, bem como as atividades presenciais, para garantir que permaneçam relevantes e impactantes na conexão com os funcionários da Geração Z e no envolvimento de toda a força de trabalho”, disse ele.

“Dar aos funcionários a oportunidade de partilhar o seu feedback garante que as decisões tomadas dentro da organização sejam representativas de todos os que nela trabalham, contribuindo para uma cultura de inclusão e colaboração.”

O que os empregadores aprenderam em grande parte, através da sua própria exploração e investigação conduzida por outros, é que a Geração Z é uma geração que prioriza a tecnologia.

Oferecendo tecnologia atualizada com múltiplas opções
A tecnologia oferece diversas opções de conexão com funcionários de todas as gerações. Os membros da Geração Z, tendo crescido com a tecnologia de comunicação, provavelmente esperam poder interagir com os colegas da mesma forma que interagem com os amigos.

Jill Chapman é diretora de programas de talentos iniciais na Insperity, uma fornecedora de soluções de recursos humanos com sede em Kingwood, Texas. Chapman recomendou o uso das mídias sociais para se conectar de forma eficaz com os funcionários da Geração Z.

“Você pode não pensar nas mídias sociais como uma forma de se conectar com sua própria equipe, mas, na verdade, a página de mídia social da sua empresa é uma ótima ferramenta para envolver seus funcionários e promover a conexão”, disse ela.

Mensagens de texto e instantâneas também são boas opções de comunicação para se conectar com esta geração, disse Chapman.

“Considere construir um banco de dados de números de telefone de funcionários e compartilhar notícias importantes da empresa por meio de texto e e-mail”, disse ela. As mensagens de texto podem ser breves e vinculadas a postagens na intranet ou blogs que oferecem mais detalhes.

“Muitas organizações já têm acesso a uma plataforma de mensagens instantâneas, como Teams ou Slack, mas se ainda não o fizeram, adicionar IMS [sistemas de mensagens instantâneas] ao seu plano de comunicações pode ser muito útil para a Geração Z.” As mensagens instantâneas, observou ela, oferecem benefícios para toda a organização, incluindo maior colaboração e produtividade.

A ServiceNow usa diferentes tecnologias e modalidades para se conectar com os funcionários da Geração Z onde quer que estejam, disse Scott. Isso inclui “tudo, desde comunidades em uma variedade de plataformas online – Teams, GroupMe, WhatsApp – bem como formatos como podcasts, vídeos curtos, Udemy, Zoom e caminhos de aprendizagem personalizados em nossa plataforma de aprendizagem e desenvolvimento, frED”.

A empresa também faz parceria com fornecedores externos como Praxis para fornecer simulações exclusivas sobre DEI (diversidade, equidade e inclusão) e usar ferramentas como Mentimeter para criar formas variadas de interação por meio da tecnologia com nossos participantes da Geração Z, disse ele.

GenAI: uma nova ferramenta para fazer conexões significativas
A inteligência artificial generativa (GenAI) surgiu como uma nova ferramenta a ser adicionada ao mix.

O terceiro relatório anual sobre o estado da comunicação empresarial da Grammarly , realizado com a Harris Poll, indicou que a Geração Z tem maior probabilidade de depender da GenAI (61 por cento) do que a Geração Y (56 por cento), a Geração X (53 por cento) ou os Baby Boomers (41 por cento) .

Na verdade, os membros da Geração Z disseram que não conseguem imaginar fazer o seu trabalho sem ele.

Tracy Heath, diretora da Deloitte Consulting LLP, disse que o GenAI pode ser usado para se conectar com a Geração Z, desde o recrutamento até o desenvolvimento de talentos.

Por exemplo, “a GenAI pode ajudar os novos contratados com planos de aprendizagem personalizados e currículos que incluem o conhecimento necessário especificamente para seus empregos, criados com base no conteúdo mais benéfico para contratações anteriores”, disse ela.

“Além disso, os novos contratados podem continuar a ser envolvidos e apoiados através de chatbots e/ou copilotos que lhes proporcionam a oportunidade de fazer perguntas e dar respostas com base em dados empresariais.

Isso pode fornecer rapidamente insights e respostas a perguntas que muitas vezes exigiriam ligações telefônicas e incentivar os novos contratados a fazer perguntas que os deixariam envergonhados na frente de um colega humano.”

Num ambiente de trabalho cada vez mais remoto, híbrido e global, a tecnologia oferece um recurso óbvio – e obrigatório – para estabelecer ligações entre todas as gerações.

“A vantagem da tecnologia é que os indivíduos não estão restritos a se conectar apenas dentro de sua função ou região específica”, disse Scott. Utilizando diversas plataformas virtuais, os funcionários podem interagir com colegas de todo o mundo, o que promove um ambiente diversificado e inclusivo, disse ele.

Mas apesar da proliferação de múltiplos canais tecnológicos para estabelecer conexões, é importante evitar depender excessivamente de ferramentas de alta tecnologia para essas conexões.

Não se esqueça do toque humano
Natalie Andreas, professora assistente de instrução na Universidade do Texas em Austin, especializada na interseção entre tecnologia e local de trabalho, disse que é essencial “exercer cautela e atenção na utilização da tecnologia para fins de comunicação e engajamento”.

Os canais digitais podem oferecer um alcance e acessibilidade sem precedentes, mas ela salienta que “também apresentam potenciais armadilhas, como a sobrecarga de informação e a fadiga digital”.

É importante “encontrar um equilíbrio entre aproveitar a tecnologia para se conectar com a Geração Z e garantir que a comunicação permaneça autêntica, relevante e significativa”, disse ela.

Publicado originalmente por: https://www.shrm.org/topics-tools/news/technology/using-technology-engage-generation-z

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