Como atrair talentos da Geração Z ?
Como atrair talentos da Geração z: Mais do que em outras décadas, os colaboradores de hoje chegam às empresas com melhor formação do que as gerações anteriores (graças ao acesso à internet e, consequentemente, à educação).
O que antes era exceção ou um diferencial – como inglês e MBA, por exemplo -, agora é uma qualificação comum.
Isso significa que os líderes precisam se preocupar em aperfeiçoar seus modelos de gestão, seus pensamentos e seus estilos de liderança para lidar com indivíduos que chegam ao mercado de trabalho com grande conhecimento técnico.
E os desafios não param por aí!!!
A geração Z (nascidos entre 1995-2010) está chegando ao mercado de trabalho.
Trata-se de pessoas que têm necessidades diferentes dos seus antecessores. Elas esperam mais das empresas e esperam ter uma liderança diferente da antiga cultura baseada no modelo de comando e controle.
Trazemos a seguir algumas dicas para uma melhor liderança com os Z´s:
Agora saiba como Como atrair talentos da Geração Z
1 – Valorizam a liberdade e a autonomia:
O equilíbrio entre vida pessoal x vida profissional é muito valorizado pela geração Z.
Questões como independência e liberdade são importantes para essa geração. Nesse caso, a flexibilidade para encontrar “o caminho do meio” entre o que é desejável e o que é possível ser atendido é um bom início de conversa.
2 – Diversidade e inclusão:
Valorize e estimule a diversidade no ambiente de trabalho e promova a inclusão.
3 – Invista em tecnologia:
Essa é uma geração que “nasceu tecnológica”.
Invista em tecnologia como forma de aproveitar o potencial nato e, também, para facilitar o trabalho em equipe e a comunicação.
4 –Comunição e Feedback:
Seja claro e transparente na comunição.
Dê feedbacks regularmente, seja para desenvolver (feedback construtivo), seja para reforçar um bom comportamento (feedback positivo).
5 – Autodesenvolvimento:
A geração Z é bastante aberta e interessada quando o assunto é desenvolvimento. Ofereça oportunidade de aprendizado individual ou em grupo, através de cursos, mentorias ou processos de coaching.
O que a geração Z precisa é que seus líderes aproveitem seu potencial de trabalho e auxilie no desenvolvimento das soft skills (competências comportamentais), através de uma liderança flexível e transparente.
O potencial dessa turma é ilimitado!! Aproveite para o desenvolvê-los como indivíduo e, consequentemente, para benefício do time e da organização.
Advogada e empresária com experiência na área de franquias. Formada em Coach. Mentora de empresários e mulheres em transição de carreira.